Texto: Marcos 5:22-24; 35-42
Introdução: Anteriormente, eu compartilhei com vocês como Jesus curou uma mulher que sofria de “Hemorragia”. Jesus a curou enquanto estava a caminho da casa de um líder da sinagoga, chamado Jairo, cuja filha estava prestes a morrer.
Hoje vamos ver o que se seguiu este grande milagre e o que podemos aprender com esse incidente?
1. Deus mostra misericórdia para com as pessoas de humildade e fé sincera. V. 22-24
1. Estou certo de que Jairo encontrou muita dificuldade para chegar a Jesus.
2. Ele era um líder da sinagoga e as sinagogas eram praticamente fechadas para Jesus por causa de suas atividades no sábado e a oposição aos Fariseus.
3. Esse homem que vem a Jesus mostra que ele tinha um coração humilde.
4. Ele caiu aos pés de Jesus: Jairo era um homem de autoridade. Mas ele reconheceu autoridade maior de Jesus.
B. Fé sincera
1. Ao contrário do centurião, que tinha fé para acreditar que se Jesus dissesse apenas uma palavra de cura era suficiente para curar seu criado que estava em casa; Jairo pediu a Jesus para entrar em sua casa. Mas embora Cristo aplaude uma grande fé, ele não desanima ou rejeita uma fé fraca, desde que seja sincera.
2. Portanto peça a visita de Deus em todos os seus problemas. (É claro que isso não significa que Deus sempre mudará as circunstâncias. Mas a maioria das vezes ele vai nos mudar nas circunstâncias).
2. Para Deus nunca é cedo demais – Como nunca é tarde demais. V. 5:35-37
A. Nada está além do controle de Deus
1. Assim que Jesus despediu a mulher, mensageiros vieram da casa de Jairo. Eles disseram: “Não incomodes mais o Mestre”. Era tarde demais, nada mais poderia ser feito, e a vida da criança tinha ido.
2. Eles não acreditavam que até mesmo a morte está sob o controle de Jesus.
B. Temos a garantia de Deus, independentemente de nossa situação.
1. Observe as palavras de Jesus para Jairo. “Não temas, crê somente e ela será curada”
2. Não deixe o medo de se levantar contra sua fé em Deus. Em vez disso lembre-se que você tem a garantia de Deus e que ele trabalha no seu tempo perfeito.
3. É preciso ver as coisas de maneira diferente. V. 38:42.
A. Deus vê as coisas de forma diferente – podemos ver as coisas do ponto de Deus?
1. Naquela época era um costume contratar carpideiras para lamentar a morte de um indivíduo. Havia um frenesi terrível nisso. Elas teriam na verdade, que rasgar suas roupas, arrancar os cabelos, e chorar com gritos altos e uivos.
2. “Pare todo esse barulho!” Jesus disse: “Ela não está morta, mas dorme”.
3. Imediatamente, o clima mudou de tristeza ao ridículo. De mestre sábio, Jesus passou a ser considerado como tolo e ignorante. A multidão sabia melhor que ele. Eles tinham as evidências, e ele estava apenas falando palavras.
4. No entanto, como veremos, as palavras de Jesus é muito mais poderosa do que a evidência de um cadáver sem vida.
5. Jairo foi desafiado a ver de forma diferente. Nem mesmo os discípulos acreditavam. Jesus chamou apenas três deles para atuar como testemunhas. Nós sabemos o que aconteceu em seguida. A menina morta foi trazida de volta à vida.
B. Às vezes a nossa fé é controlada por aquilo que vemos
1. Conhecer melhor do que Deus está no cerne de nossa natureza pecaminosa. Nós sempre encontramos evidências para provar que estamos certos, mesmo quando estamos errados!
2. Porque não podemos saber o futuro, normalmente prevemos o futuro com base na nossa experiência do passado. Nós não permitimos a possibilidade de que Deus vai mudar o curso das nossas circunstâncias presentes.
Conclusão: Nós somos chamados para coisas melhores! Ele tem o poder de mudar qualquer coisa que está fora de Sua vontade. Assim Ele nos convida a colocar a nossa fé n’Ele, a crer em Suas promessas e viver na confiança de que Ele está no controle do futuro: porque Sua Palavra é todo-poderoso. Muitos vão nos desencorajar fazê-lo, mas só a voz do Senhor, precisamos ouvir acima do barulho da desesperança do mundo.