História de Gideão, quem foi Gideão na Bíblia?


Deus acabou pedindo que reunisse um grande exercito, e Gideão juntou 32 mil guerreiros, mas havia um exercito de 135 mil homens contra Israel, contudo Deus disse a Gideão “Você tem homens demais”, mas por que mesmo ele disse isso?

Isso por que se Israel ganhasse a guerra, talvez pensassem que eles mesmos tivessem a ganho, podiam assim pensar que não precisavam da ajuda do grande Deus para poder vencer as batalhas.

Por isso Deus disse a Gideão “Mande para a casa os homens que tiverem medo”, assim 22 mil homens de todos os seus guerreiros voltaram para a casa ficando e restando somente 10 mil homens para lutar contra os 135 mil.

Mais ainda sim Deus disse a Gideão “Ainda tem homens demais”, por isso acabou mandando que Gideão fizesse os homens beber água do riacho mandando então embora os que abaixassem a cabeça para beber.

E seguindo a historia de Gideão o próprio Deus disse “Vou dar-lhe a vitória somente com os 300 que ficaram vigiando enquanto beberam” assim Deus prometeu a Gideão.

Chegando a Hora da Batalha

Bom mas agora chegou a hora da luta e Gideão colocou os seus 300 homens em três grupos dando a cada homem uma buzina e um jarro com uma tocha dentro dele, lá pela meia-noite eles se ajuntaram em volta do acampamento do inimigo.

E da mesma forma todos tocaram as buzinas e quebraram os seus jarros gritando “A espada de Deus e de Gideão” assim todos os soldados inimigos despertando ficaram muito confusos e com muito medo até que todos começaram a fugir e assim os israelitas venceram a batalha.

Eu Estou Contigo

É importante frisar que dentro da historia de Gideão as conversas de Deus afirmavam a sua presença repetidas vezes, primeiro afirmando com palavras “Já que eu estou contigo, feriras os medianitas como se fossem um só homem” no texto de (Juízes 6:16).

Veja Também: História de Paulo

Segundo ele informou por sinais antes da primeira missão de Gideão Deus lhe deu um sinal impressionante o anjo do senhor fez subir o fogo para consumir toda a oferta de Gideão, isso é impressionante por que enquanto as ofertas eram trazidas era muito raro o próprio Deus mandar o fogo para consumir as ofertas.

E antes da sua segunda missão dentro da historia de Gideão ele recebeu mais três sinais deixando o orvalho molhar apenas uma porção de lã sem molhar se quer a terra em volta, já na noite seguinte foi feito o contrario deixando a lã seca no meio de terra molhada.

O que podemos aprender com a história de Gideão é que ele confiou em Deus, mesmo com uma quantidade ridiculamente menor que a do oponente ele acreditou que quem iria vencer a guerra era Deus e não por suas forças.

Se você tem problemas, faça sua parte e deixa que Deus faça o impossível, só ele pode fazer, tenha fé e creia que o melhor esta por vir.