História dos filhos de Eli, quem foram os filhos de Eli na Bíblia?


Raramente a Bíblia é tão explicita em identificar pessoas do mal como acontece com os filhos do sacerdote Eli. O problema é que Eli era sacerdote em Israel e escolheu seus filhos para administrar o templo e nesse quesito os rapazes se destacaram. Pena que foi pelo mau testemunho.

A situação era tão grave que a história dos filhos de Eli começa da seguinte maneira:“Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor.” (1 Samuel 2:12). O que significa a expressão “filhos de Belial? É o seguinte. Havia um personagem na mitologia canaanita que se chamava Belial e ele era o principal adversário do povo de Deus na terra. Alguns estudos identificam Belial como o demônio da arrogância e da loucura e no Novo Testamento Belial é o oposto da luz e do próprio Jesus.

Dizer que alguém é filho de Belial é o mesmo que dizer que ele é filho do diabo, do maligno, que se opõe a Deus e aos Seus servos, pois é desta maneira que os filhos de Eli são identificados.

O pecado de Hofni e Finéias começava na hora que o povo trazia seus sacrifícios para serem queimados no altar, porque a regra era clara a respeito do que cabia a eles (levitas) das ofertas queimadas no altar, veja: “Este, pois, será o direito dos sacerdotes, a receber do povo, dos que oferecerem sacrifício, seja boi ou gado miúdo; que darão ao sacerdote a espádua e as queixadas e o bucho.” (Deuteronômio 18:3).

Os levitas (no caso os filhos de Eli) só tinham direito à espádua, às queixadas e ao bucho, nada de filé, patinho ou maminha, porém os filhos de Eli agiam de forma contrária às regras e quando o sacrifício estava sendo cozido, eles mandavam um servo deles, com um garfo de três dentes, literalmente enfiar a mão na panela, ou no caldeirão, e o que conseguissem garfar era dos filhos de Eli. Isso acontecia todas as vezes que um sacrifício era apresentado no templo.

Não pense que os levitas passavam fome e que eram “pobres de marré”, porque Deus pensa em todos os detalhes e determinou na lei o seguinte: “Dar-lhe-ás as primícias do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e as primícias da tosquia das tuas ovelhas. Porque o Senhor teu Deus o escolheu de todas as tuas tribos, para que assista e sirva no nome do Senhor, ele e seus filhos, todos os dias.” (Deuteronômio 18:4-5). Viu só? Uma generosa porção de tudo o que se produzia em Israel pertencia aos levitas.

Pois bem. A consequência imediata do pecado dos filhos de Eli é que o povo começou a desprezar as ofertas ao Senhor, retraíram suas mãos de ofertar com generosidade, porque sabiam que boa parte delas ia para a barriga dos espertinhos e isso multiplicou muito o tamanho do pecado dos filhos de Eli.

Não ficou só nisso. A impunidade gerou outros pecados bem cabeludos. Os filhos de Eli profanavam o templo assediando e praticando sexo com várias mulheres, veja: “Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação.” (1 Samuel 2:22).

Eli até que chamou a atenção de seus filhos, só que já era tarde demais e eles não fizeram caso do conselho de seu idoso pai. A correção, a disciplina, a educação e, principalmente, o temor do Senhor, são coisas que se ensina nos primeiros anos de vida de uma criança. Toda criança nasce como um livro em branco, e a história que será escrita nele vai depender muito de seus pais e dos ensinamentos na primeira infância.

Muito bem. Deus não deixa sem resposta o pecado e providenciou um profeta para consertar o estrago feito pelos filhos rebeldes e profanos de Eli: Samuel, o maior profeta de Israel, mas esta é outra história.

Os filhos de Eli não ficaram impunes para sempre. Eles enviaram a Arca da Aliança ao arraial do exército de Israel e isso transformou a batalha contra os filisteus numa grande derrota dos hebreus e num só dia morreram trinta mil israelitas e, o pior, a Arca da Aliança caiu nas mãos dos filisteus. Naquele mesmo dia os dois filhos de Eli morreram, mas a Bíblia não explica como aconteceu.

Existem muitos lobos em pele de cordeiro pastando nos rebanhos do Senhor, muitos filhos de Belial nos arraiais cristãos, por isso todo cuidado é pouco, não se deixe seduzir por qualquer coisa que, tendo aparência de santidade, é uma armadilha do diabo. O único antídoto para falsos cristãos e artimanhas malignas é o Espírito Santo. Somente Ele nos instrui nos caminhos da vida.