Então Jesus lhes contou esta parábola:
“Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?
E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se”. (Lucas 15:3-7)
A parábola da “ovelha perdida” também pode ser encontrada em: Mateus 18:12-14
Lição: Jesus ensina que todos seres humanos são importantes para Deus, e temos que se preocupar em levar a salvação até mesmo aos mais pecadores e perdidos, pois Deus se alegra quando um pecador se arrepende dos seus pecados, o céu fica em festa.
Resumo da parábola da ovelha perdida
Todos os publicanos e “pecadores” estavam se reunindo para ouvir Jesus pregar. Mas os fariseus como sempre estavam criticando Jesus dizendo: Este homem recebe pecadores e come junto com eles. Eles estavam indignados por Jesus se misturar com pessoas que não adoravam a Deus.
Nessa parábola Jesus fala do amor de Deus para com todos os seres humanos, não importa o quanto pecadores eles podem ser. Para ilustrar esse amor de Deus ele conta a história de um pastor de ovelhas, que estava no campo apascentando as suas cem ovelhas, e que perdendo uma, sem hesitar ele deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontra-la. E quando a encontra fica muito feliz e faz uma grande festa para toda a sua comunidade, convida os seus amigos e vizinhos para se alegrarem com ele, pois encontrou a sua ovelha que estava perdida.
Deus é atribuído como o pastor da história
No antigo testamento Deus é associado ao caráter de pastor por Davi no salmo 23 “o Senhor é meu Pastor e nada me faltará”. Jesus fez uso dessa comparação mais uma vez porque queria nos mostrar a natureza amorosa de Deus na busca pelo perdido. Assim como um pastor cuida de suas frágeis ovelhas Deus cuida de nós e não deseja que nos afastemos Dele.
Os lideres religiosos deviam pensar em si mesmos como pastores (na verdade como lideres da nação, eles deveriam estar servindo como pastores de Deus). Mas acabam pensando apenas neles mesmo e se esquecem de se preocupar com a salvação do próximo. Quando Jesus pergunta: “Que homem dentre vós não deixa as noventa e nove e não vai após a perdida até acha-la?”. A resposta era obvia para os ouvintes – qualquer pastor realmente preocupado faria isso. O amor de Deus por cada individuo é tão grande que Ele procura cada um, e se alegra quando ele é “encontrado”. Jesus se relacionava com os pecadores, pois queria trazer a ovelha perdida, ele estava pregando as Boas Novas do Reino de Deus.
Ensinos da parábola da ovelha perdida
A alegria de de trazer de volta um pecador que estava perdido é motivo de se alegrar, da mesma forma que aquele pastor se alegrou a ponto de convidar seus amigos e vizinhos para uma festa, também existe uma festa no céu para cada pecador que se arrepende dos seus pecados.
Deus ama as ovelhas perdidas. As ovelhas que não se perderam, não precisavam da mesma atenção da ovelha perdida, quando a ovelha esta perdida ela necessita de atenção, carinho, amparo e instruções especiais, para não se perder novamente.
De certa forma todos nós já fomos ovelhas perdidas, por algum momento já estivemos longe da presença de Deus, mas Ele amorosamente nos resgatou, nos amou, e tem cuidado de nós com a sua misericórdia sem fim, da mesma forma, nós também devemos tratar aqueles que se perdem pelo caminho.
Autor: Thiago Bocca