Obede-Edom foi um homem do tempo do rei Davi que recebeu a Arca da Aliança em sua casa durante três meses. Enquanto a Arca esteve em sua casa, sua família foi grandemente abençoada. Depois desse tempo, a Arca foi levada para Jerusalém.
A Bíblia não nos diz muito sobre a vida de Obede-Edom. Apenas sabemos que ele era filho de Jedutum, da tribo de Levi, e que a Arca da Aliança ficou em sua casa e isso foi uma bênção na vida dele. Obede-Edom mais tarde serviu como porteiro do templo, junto com seus parentes.
A Arca da Aliança na casa de Obede-Edom
Depois que se tornou rei de Israel, Davi decidiu levar a Arca da Aliança para a nova capital do país: Jerusalém. Até então, o tabernáculo onde a Arca era guardada não tinha um lugar fixo. Ele tinha sido montado em várias cidades de Israel e não havia uma cidade sagrada oficial. Mas, quando a Arca veio para Jerusalém, esse se tornou seu lugar permanente.
Para transportar a Arca da Aliança de Quiriate-Jearim (o último lugar onde a Arca tinha sido guardada) para Jerusalém, o rei Davi preparou uma grande procissão solene. Mas ele não seguiu as regras de Deus sobre o transporte da Arca. Em vez de ser carregada por sacerdotes usando varas, a Arca foi levada em uma carroça puxada por bois.
Pelo caminho, os bois tropeçaram e Uzá, um dos sacerdotes, tocou na Arca para que não caísse. Mas ninguém tinha o direito de tocar na Arca da Aliança, por isso Deus castigou Uzá e ele morreu na mesma hora. Isso deixou Davi muito contrariado e ele desistiu de levar a Arca para Jerusalém (2 Samuel 6:6-8). Então a Arca foi levada para a casa de Obede-Edom, ficando ao seu cuidado.
A Arca da Aliança ficou na casa de Obede-Edom por três meses e Deus abençoou sua família e tudo que ele possuía (1 Crônicas 13:12-14). A Arca representava a presença e a glória de Deus. A bênção na vida de Obede-Edom nos mostra como é importante ter Deus presente em nossas vidas. Não foi a Arca que abençoou Obede-Edom; foi a presença de Deus.
A Arca é levada para Jerusalém
O rei Davi ouviu a notícia que Obede-Edom tinha sido muito abençoado e ficou alegre. Deus não estava zangado com o fato de ele levar a Arca para Jerusalém. Ele apenas exigia que fosse feito conforme Seus mandamentos (1 Crônicas 15:12-13). A obediência a Deus é mais importante que grandes atos religiosos.
Davi preparou outra grande procissão, dessa vez com sacerdotes levando a Arca sobre varas nos ombros, e a Arca foi levada da casa de Obede-Edom para Jerusalém (1 Crônicas 15:14-15). A procissão foi uma grande festa com música, dança e muitos sacrifícios a Deus.
A Arca deixou a casa de Obede-Edom mas a bênção sobre sua casa não foi retirada. Ele e seus parentes se tornaram porteiros do tabernáculo, guardando a Arca da Aliança (1 Crônicas 15:23-24). Deus abençoou Obede-Edom com muitos filhos, que se tornaram homens capazes e líderes, todos trabalhando ao serviço do templo (1 Crônicas 26:4-6).
Fonte: respostas.com.br