Bate-Seba, foi, de acordo com a narrativa bíblica, rainha consorte de Israel como uma das esposas do rei Davi. Era filha de Eliã ou Amiel, e esposa de Urias, o guerreiro heteu a serviço do rei hebreu. Seu nome significa literalmente “filha de set’anos,” porém pode ser também traduzido como “filha do ajuste”.
De acordo com as escrituras, os soldados de Davi eram liderados por Joabe, e estavam lutando contra os amonitas, entre estes soldados estava Urias. Certo dia Bate-seba saiu para banhar-se no rio e Davi, que neste dia passeava em seu terraço, a avistou e ficou impressionado com sua formosura. Ele procurou saber de quem se tratava e a mandou chamar, seduzindo-a. Após passar a noite com Davi, ela voltou para sua casa, mas havia engravidado dele. Assim que percebeu o acontecido, mandou avisá-lo.
Davi preocupou-se, e buscou um meio de encobrir sua atitude. Pediu a Joabe que trouxesse Urias para falar com ele. Quando Urias chegou, Davi perguntou sobre como estaria Joabe e pediu notícias da guerra, em seguida o ordenou que descansasse em casa por algum tempo. Contrariando o rei, Urias dormiu na entrada do palácio, onde dormiam os guardas de seu senhor, e não foi para casa. Davi, ciente desse fato questionou a Urias, que o explicou: “Urias respondeu: A arca e os homens de Israel e de Judá repousam em tendas; o meu senhor Joabe e os seus soldados estão acampados ao ar livre. Como poderia eu ir para casa para comer, beber e deitar-me com minha mulher? Juro por teu nome e por tua vida que não farei uma coisa dessas!” (2Sm 11:11)
Numa segunda tentativa de encobrir seu erro, Davi pediu a Urias que ficasse mais um dia em Jerusalém e partisse no dia seguinte. E a tarde o convidou para comer e beber e o embriagou. Nem assim Urias foi para sua casa, e dormiu em sua esteira, onde os guardas de seu senhor dormiam, e não foi para casa. Certamente que voltando ao combate e sobrevivendo, quando retornasse descobriria a traição de sua mulher. Então, Davi mandou uma carta a Joabe, o chefe dos soldados pedindo que colocasse Urias na linha de frente onde o combate estivesse mais violento (dessa forma seria ferido e morreria).