Qual a evidencia do batismo com espirito santo?
Sem duvida alguma não existe maneiras de eu afirmar que fui batizado sem evidencia do mesmo, se fosse assim todos poderiam dizer que eram batizados quando aceitavam a Jesus, mas ter o espírito santo é uma coisa, ser cheio do espírito santo é outra coisa completamente diferente.
Quando aceitamos a Jesus recebemos o espírito santo, quando somos batizados pelo espírito santo somos cheios por ele. Existem nove dons do espírito santo, agora para eu dizer que sou cheio do espírito santo e não ter nenhum dom é impossível.
Muitos acreditam que ao se batizar nas águas já é automaticamente batizado com espírito santo, outros crêem que não é necessário ter nenhum dom ou sinal de evidencia para acreditar que já seja batizado com espírito santo, mas vamos as evidencias bíblicas sobre o assunto.
PROMESSA – (Mateus 3:11) E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
CUMPRIMENTO – (Atos 2:3) E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
Em Mateus 3:11 o próprio João Batista afirma em outras palavras que eles estavam recebendo a salvação e o perdão dos pecados através do batismo com arrependimento, mas que dentro de algum tempo eles seriam batizados com espírito santo e com fogo.
Logo após vemos a evidencia do que João falou em atos 2:3 do qual falavam línguas repartidas como que de fogo.
Como vemos João deixa a separação entre ser batizado nas águas e ser batizado com espírito santo, todos somos selados pelo espírito santo quando aceitamos a Jesus, mas ser batizado com espírito santo já é outra coisa.
PERGUNTA: Se uma pessoa tem um dom seja ele qual for mas não falar em línguas ele significa que ele é batizado com espírito santo?
RESPOSTA: Na verdade existem dons que não caracterizam o batismo com espírito santo, a não ser o dom de variedade de línguas, digo isto porque os discípulos já tinham dons maravilhosos antes do acontecimento em atos 2, mas mesmo assim o batismo com espirito santo não passava de uma promessa. Ou seja, se ter dons significasse ser batizado com espírito santo então não seria necessário Jesus deixar a promessa que se cumpriu em atos 2.
VEJA TAMBÉM O VERSICULO A SEGUIR.
Atos 19:2 Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
Neste versículo o dialogo entre Paulo e aqueles homens explica detalhadamente a diferença entre ser batizado nas águas e ter o espirito santo e ser BATIZADO COM ESPIRITO SANTO PRÓPRIAMENTE DIZENDO, existe uma grande diferença entre as duas coisas.
AQUI PAULO ENSINA OS HOMENS DE QUE ERAM APENAS BATIZADOS COM O BATISMO DO ARREPENDIMENTO, É OBVIO QUE ELES AO SE ARREPENDER JÁ HAVIA RECEBIDO O ESPÍRITO SANTO SOBRE SUA VIDA, MAS TER O ESPÍRITO SANTO EM SUA VIDA É UMA COISA, E SER CHEIO DELE É OUTRA COMO FOI DITO.
PERGUNTA: As línguas são um sinal ou um dom?
RESPOSTA: Agora sim eu digo que é onde devemos tomar muito cuidado, pois as línguas são apenas um sinal e a variedade de línguas sim é que é um dom, vamos ver isto mediante a bíblia?
I Co 14:22,22 De modo que as línguas são um sinal, não para os crentes, mas para os incrédulos; a profecia, porém, não é sinal para os incrédulos, mas para os crentes.
mas a variedade de líNguas estranhas é um dom
I Co 12:10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas.
Por mais que esta linha de ensinamento seja ignorada não existirá ninguém neste mundo que mostrará um só versículo na bíblia que diga a palavra DOM DE LÍNGUAS, todas as vezes que fala das línguas sempre mostra ela como um evento de manifestação do espírito santo, e nunca mostra ela como um dom, pois a única coisa que pode ser chamada de dom é a VARIEDADE DE LÍNGUAS.
PERGUNTA: As línguas precisam de interprete para que possam ser faladas?
RESPOSTA:Depende da situação, por exemplo: Quando a língua e falada como sinal ela não precisa ser interpretada, mas quando ela é falada em variedade ai ela precisa de interpretação.
I Co 12:10b.
No evento de atos e no evento na casa do centurião Cornélio vemos as línguas estranhas mas não vemos nenhuma interpretação.
Não devemos confundir as línguas estranhas com a variedade de línguas, quando Paulo menciona em I Co 12:10 o dom de variedade de línguas logo ele menciona o dom de interpretação.
A língua estranha não precisa de interprete porque ela fala em mistério com Deus e não com a igreja.
I CO 14:02. Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios.
Se a língua não fala aos homens porque é que ela precisa ser interpretada? Só mesmo quando for variedade de línguas.
OBS: QUANDO PAULO FALA SOBRE INTERPRETAR LÍNGUAS ESTRANHAS ESTÁ SE REFERINDO QUANDO UMA PESSOA LEVANTA EM PÚBLICO E FALA EM LÍNGUAS PARA TODA IGREJA SEM INTERPRETAÇÃO AÍ SIM É ERRADO, PORQUE SE NÃO A IGREJA FICARÁ SEM EDIFICAÇÃO.
PERGUNTA: Porque Paulo fala da reverencia no culto? Será que o que ele quer dizer é que muito barulho na hora do culto é desordem?
REPOSTA: Quando Paulo coloca regras no falar em línguas estranhas ou profetizar, é no sentido de ordem e decência no momento do culto, por exemplo:
Poderia alguém interromper uma mensagem para falar em línguas e profetizar? jamais, hora da palavra não é hora de interrupções, ou Deus fala através da pregação ou através da profecia, portanto existe também a ordem que deve ser mantida no culto, pois Deus não é Deus de confusão, ou Deus usa um, ou usa outro, no momento que a palavra esta sendo pregada o único profeta a ser usado é o pregador.
I Coríntios 14:29 E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem.
30 Mas se a outro, que estiver sentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
31 Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam consolados;
Mas não vamos confundir, pois a momentos que é propicio ao agir do espírito santo, e neste caso não seria baderna e sim o agir do espírito santo em massa como aconteceu em atos 2. E TODOS FALAVAM EM LÍNGUAS.
Paulo mesmo induz os crentes a falarem sim em línguas estranhas I CO 14:05, porque línguas estranhas é uma coisa e variedade de línguas é outra.
I coríntios 14:39 Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas.
Espero terem entendido este estudo com perfeição.
ESTUDO ELABORADO POR CLÉUVIS CASAGRANDE E MAURÍLIO.