Abraão foi o primeiro patriarca do povo de Israel, que recebeu a promessa que Deus iria abençoar todos os povos por meio dele. Abraão foi o antepassado de todo o povo judeu e de Jesus, o salvador do mundo. Todos os que têm fé em Jesus também são considerados descendentes de Abraão (Romanos 4:16).
Abraão era natural de uma cidade chamada Ur mas sua família foi morar em Harã. Ele rejeitou todos os outros deuses e só adorava a Deus. Quando estava em Harã, Deus falou com ele, prometendo que seus descendentes iriam ser um grande povo e herdariam a terra de Canaã. Então, Abraão partiu para Canaã com sua esposa Sara e seu sobrinho Ló, vivendo o resto de sua vida em tendas.
Abraão viajou por toda a terra de Canaã e morou como estrangeiro entre os povos que habitavam lá. Ele e Ló acabaram se separando porque eram muito ricos e não havia espaço para ficarem juntos. Ló escolheu ir para Sodoma, que era muito fértil mas cheio de perversão, mas Deus abençoou Abraão (Gênesis 13:14-17).
Um filho para Abraão
Embora fosse muito próspero, Abraão estava triste porque não tinha nenhum filho e ele e Sara já eram idosos. Deus prometeu que ele teria muitos descendentes. Em vez de esperar, Abraão tomou a escrava de Sara, Hagar, como concubina e ela teve um filho chamado Ismael. Os descendentes de Ismael se tornaram um grande povo mas não eram os herdeiros da promessa de Deus.
Deus voltou a prometer a Abraão que ele teria um filho com Sara e fez uma aliança com ele e sua família. Abraão creu em Deus e dedicou sua família a Ele. Quando Abraão tinha 100 anos, Sara teve Isaque. Alguns anos depois, Deus colocou Abraão à prova. Ele o mandou matar Isaque como sacrifício. Abraão decidiu obedecer a Deus, porque acreditava que Ele tinha poder para ressuscitar Isaque para cumprir Sua promessa. No último momento, Deus impediu Abraão de sacrificar Isaque e o abençoou por causa de sua fé e dedicação (Gênesis 22:15-18).
Pai da fé
Abraão creu em Deus, mesmo contra circunstâncias impossíveis. Sua fé lhe valeu como justiça; ele foi salvo pela fé. Sua família foi abençoada por Deus e, muito tempo depois, um de seus descendentes, Jesus, cumpriu a promessa e abençoou o mundo inteiro, morrendo e ressuscitando por nossos pecados.
A Bíblia explica que todos que crêem em Jesus se tornam parte da verdadeira família de Abraão. As bênçãos que Deus prometeu a Abraão são para nós também, por meio da fé (Gálatas 3:6-7). A vida de Abraão é bom bom exemplo de como podemos confiar em Deus em todas as circunstâncias.